sábado, 14 de março de 2015

Ditadura???


Olá crianças e crianços,

Essa semana um amigo meu postou uma imagem de uma reportagem sobre uma manifestação pedindo o impeachment de João Goulart um pouco antes do início da ditadura militar, um pouco depois de rir do absurdo da comparação resolvi comentar o post e como já era de se supor foi iniciada uma discussão que não chegou a conclusão nenhuma, ambos continuamos com nossas crenças e opiniões.
Esse meu amigo é uma pessoa extremamente inteligente e consciente da situação, colocou alguns pontos de vista bastante sensatos, mas continuei achando um absurdo a comparação e explico porque:
O Brasil naquela época estava em uma tremenda crise, pois o sem noção do Jânio Quadros resolveu renunciar o cargo sem mais nem menos e o vice presidente (Jango) nem no Brasil estava,
Quando Jango assumiu, surgiram boatos de que ele defenderia a reforma agrária (o que desde sempre foi um tema complicado e que coloca qualquer um em uma sinuca de bico), o que era considerado por alguns uma atitude comunista no auge da guerra fria.
Em 1959 um sujeito barbudo, líder revolucionário se torna primeiro ministro em Cuba e os EUA estavam assombrados com a possibilidade de a América do Sul seguisse o caminho do Brasil se o mesmo se voltasse para o lado vermelho da força.
O acesso à informação era extremamente limitado e as pessoas nem ligavam muito para o que acontecia, afinal tinham coisas mais importantes para se preocupar como conseguir comida para o dia seguinte.
Hoje vemos alguns lunáticos pedindo intervenção militar (acho esses sujeitos bem mais malucos do que quem defende o atual governo). Todos nós aprendemos muito com nossa história recente e sabemos o mal que faz um comando ditatorial e se tem alguém que não quer esse tipo de governo é o próprio exército, eles sabem hoje o tamanho da "bomba" que seria assumir o país na atual situação e sabem que seriam vistos como verdadeiros vilões seja por oposição como situação.
Então a possibilidade de uma ditadura militar, no meu ponto de vista que não vale um Ki-suco, é nula, porém a possibilidade de uma ditadura nunca é nula.
Afinal o que caracteriza uma ditadura?
Procurei no Wikipedia (que era a fonte mais prática) a definição de ditadura e achei o seguinte artigo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ditadura
E a definição é basicamente essa: "Diz-se que um governo é democrático quando é exercido com o consentimento dos governados, e ditatorial, caso contrário".
Também é citado o seguinte: "O estabelecimento de uma ditadura moderna normalmente se dá via um golpe de estado.", o que dá margem a quem defende a manutenção de nossa presidenta para dizer que estamos lutando a favor de uma ditadura, porém um pouco abaixo encontramos a seguinte frase: "Outras ditaduras se apóiam em teorias mais elaboradas, utilizando de legislação imposta, muitas vezes admitindo uma democracia com partidos políticos, inclusive com eleições e algumas vezes até permitindo uma certa oposição, desde que controlada.".
Enfim tudo é passível de interpretação, devemos lembrar que todas as Eleições de Fidel Castro foram "legítimas" e ele se manteve no poder por tantas vezes por escolha popular.
Só encerrando, gostaria de citar algo bastante interessante que ocorreu ontem nas manifestações pró-governo, o Jornal Valor Econômico e o Globo citaram o pagamento de uma pequena taxa para quem fosse ao ato gritar em favor da Dilma.
http://www.valor.com.br/politica/3952318/manifestantes-recebem-r-35-para-ir-ato-favor-de-dilma-em-sp
http://oglobo.globo.com/brasil/centrais-pagam-claques-para-engrossar-mobilizacao-9006298
Será que é essa a distribuição de renda defendida pelo PT? O Ato foi carinhosamente chamado por algumas pessoas de "bolsa manifestação", mas eu citei esse ocorrido por me fazer lembrar de uma notícia que li o ano passado sobre a Coréia do Norte, quando o carismático e idolatrado líder Kim Jong-un adotou um corte de cabelo oficial no país.
http://oglobo.globo.com/mundo/governo-da-coreia-do-norte-obriga-universitarios-adotarem-mesmo-corte-de-cabelo-de-kim-jong-un-11995625
Essa comparação talvez tenha sido só para mostrar como uma comparação tosca de situações diferentes pode ser ofensiva e até perigosa, mas acredito que uma ditadura seja basicamente isso, fazer o que o governo quer sem medir, ou ter idéia do que se está fazendo, seja isso pago ou não.

Apenas mais duas notícias para refletirmos:

http://www.tvcopacabana.com/redacao-tvc/ultimas/8176-manifestantes-que-pedia-o-impeachment-de-dilma-sao-espacados-por-militantes-do-pt-em-ato-de-defesa-a-petrobras

http://noticias.portalvox.com/politica/2015/02/petistas-agridem-manifestantes-pro-impeachment-rio-de-janeiro.html



Até a próxima crianças e a propósito obrigado, depois de muito tempo estamos chegando aos 10000 acessos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário