Seguir por e-mail

domingo, 20 de março de 2011

Ingrêis eu não cei, mas em portugueis çou fera!!!

Olá Crianças,
Sempre quis ter um blog, mas achava que não era inteligente ou culto o suficiente para escrever um, porém quando descobri que até o “velho molusco” tinha um, cheguei a conclusão que não é necessário muita cultura para manter um blog, é claro que o blog do nosso amigo provavelmente não era escrito por ele, talvez fosse até um fake, mas isso me encorajou porque se o tal do deputado mais votado da história, recentemente nomeado para a secretaria de educação e cultura, começar a escrever um blog antes de mim, aí sim me sentirei o último dos homens.
Tenho um pouco de instrução, mas não instrução suficiente para manter um blog diário, então vou me esforçar para manter um blog semanal e escolhi a segunda-feira (ainda é domingo, mas certamente não ficarei acordado até meia noite) para que a semana comece bem (para mim é claro).
Já que começamos falando sobre instrução acredito que seja um bom assunto para iniciar, semana passada a THE (Times Higher Education http://www.timeshighereducation.co.uk/world-university-rankings/2010-2011/reputation-rankings.html ), uma revista inglesa voltada ao ensino superior divulgou uma lista com as 100 melhores universidades do mundo e como era de se esperar, nenhuma universidade brasileira figurou a lista.
Acredito que nenhum brasileiro esperava uma universidade nossa nessa lista (provavelmente a grande maioria nem saiba da existência de tal lista), é um pouco frustrante, mas normal, pois apesar de estarmos no G20, ainda somos um país emergente e como emergentes ainda temos muito o que crescer, mas fiquei um pouco mais frustrado por ver que Singapura estava na lista.
É claro que não podemos comparar, pois Singapura é um dos países mais ricos do mundo... Mas ele quase nem é um país, foi considerado país pela ONU em 1965 e a National University of Singapore é a 27ª no ranking, enfim, fazer o que?!?
Vamos ver as próximas 100.........peraí, nenhuma brasileira??? O que está acontecendo?
Vamos continuar procurando, ahhhhhh.... agora sim, na gloriosa 232ª colocação encontramos a USP de que tanto nos orgulhamos, sei que muitos perguntarão, e daí?
Eu respondo, e daí que seremos eternamente um país emergente se não houver  investimento na educação e sabe o que mais eu vejo?!?
Aprovação automática nas escolas públicas, uma aberração instituida em São Paulo pelo PSDB para disfarçar o ensino ridículo;
Ao invés de melhorar a qualidade do ensino fundamental e ensino médio o PT cria um sistema de cotas (que a meu ver é a maior prova de preconceito existente em nosso país) onde vemos todo o tipo de gente lutando para conseguir uma “boquinha”, já vi loiros de olhos azuis dizendo que descendem de negros e por isso vão entrar no sistema de cotas, afinal de contas, quem no Brasil não é descendente de negros? Porque não uma cota para POBRES então? Por que o “jeitinho brasileiro” também conseguiria uma forma de burlar o sistema (prova de que nem tudo é culpa do governo).
Tudo o que vemos são “remendos” para um sistema educacional falido, até hoje não ouvi um plano concreto para uma melhora real em nosso sistema educacional, e o pior de tudo é que aparentemente o povo não está nem aí!
Pra ser sincero eu até entendo a falta de preocupação com a educação, minha mãe passou minha infância inteira me forçando, e quando digo forçando é porque eu realmente era FORÇADO a ir para a escola diariamente (só poderia faltar a escola se alguém morresse, e especificamente se esse alguém fosse eu) e a estudar, sei que neste mesmo período muitos outros garotos com a mesma idade jogavam futebol pela rua, ou estavam se envolvendo com atividades ilícitas.
Sabe o que aconteceu? Com muito esforço, meu e da minha mãe, concluí o segundo grau e o ensino superior (obrigado veia!!!), e hoje vivo feliz em um apartamento alugado e tenho fé que em breve poderei comprar o meu próprio apartamento, mas sabe o que aconteceu com os garotos do futebol? Vejo muitos deles dando entrevistas na TV todas as quartas e domingos, normalmente não se pode levar muito em consideração o português deles, mas deve ser porque já vivem há muito tempo na Europa. E aqueles garotos das atividades ilícitas? Muitos deles eu vejo na TV também, alguns sendo presos e outros ainda em liberdade, mas mesmo esses que estão presos possuem carrões e sua casa própria para usufruir assim que saírem da prisão (o que normalmente não demora muito).
Enfim, estudar para que? Quando podemos ter carreiras tão promissoras. Se nada der certo, na pior das hipóteses, podemos optar pela política...

BeijUnda e até Segunda

Nenhum comentário:

Postar um comentário